Momento histórico aproxima-se

Neste boletim: No dia 18 de abril os juízes do Tribunal Monsantoo apresentarão suas conclusões; Sementes da Liberdade, uma nova canção de Manu Chao especialmente feita para a luta contra Monsanto e Bayer; Monsanto sabia muito mais do que disseram sobre Roundup e cancro e muito mais.

No dia 18 de abril, os cinco juízes do Tribunal Monsanto apresentarão suas conclusões. Certamente que não terminarão com a impunidade da Monsanto e de outras grandes corporações de imediato. Não iremos mudar o mundo tão facilmente. Mas será um passo importante na luta contra aqueles que pensam que podem envenenar as pessoas e o meio ambiente em prol dos seus lucros. Se os juízes decidirem que a Monsanto violou o direito à alimentação, à saúde, a um ambiente saudável e à liberdade científica, será uma conclusão muito importante. Se os juízes concluírem que isso se somará ao (novo) crime de ecocidio, este será um forte sinal para o mundo. Um sinal para as Nações Unidas que o direito internacional deve ser alterado para acabar com a impunidade corporativa. Um sinal para as corporações e seus acionistas que, mais cedo ou mais tarde, o custo real de suas ações lhes será imputado.

A Monsanto pode ter muito menos interesse do que a maioria dos acionistas pensa. Especialmente se as vítimas de práticas venenosas em todo o mundo se unirem para processar legalmente aqueles que os envenenam e aqueles que distribuem o veneno. Os acionistas da Bayer terão de pensar duas vezes antes de adquirir este Cavalo de Tróia. (É melhor refletir sobre a sua própria posição também, já que a Bayer não é exatamente inocente.)

Poderá assistir a apresentação em livestream, veja o link em a página Home. O direto terá início às 15:00 (3pm - Central European Summer Time, CEST; 2pm no Portugal e 10am em Rio de Janeiro, 6:30pm em Nova Deli e 11pm em Sydney. No caso de se encontrar em Haia no dia 18 de abril: escreva para registration@monsanto-tribunal.org para confirmar a disponibilidade de lugares para a apresentação.


Seeds of Freedom, the time has come!

Uma música extremamente forte do famoso Manu Chao, dedicada à luta pela liberdade de sementes e contra a agricultura industrial, especialmente feita para a luta contra Monsanto e Bayer. Ouça a música e assista ao videoclip em nostra Facebook página (não precisa de ter conta de Facebook para visualizar) ou Vimeo. Compartilhe o clipe nas suas redes sociais!

Foto: Damien Carnal


A exposição durante a gravidez ao herbícida da Monsanto tem consequências nefastas para bebés

Preocupações sobre o herbicída mais usado no mundo (Roundup) tomam novos contornos, com novas pesquisas a confirmar dados que indicam que a sua utilização generalizada poderá estar ligada a problemas durante gravidez. Mais informação (Inglês)


Roundup e Cancro: a Monsanto sabia muito mais do que disse

Um novo processo nos Estados Unidos, feito em nome de dezenas de pessoas que alegam que o herbicida Roundup da Monsanto lhes provocou cancro, levou à publicação de documentos importantes e chocantes. Entre eles, a correspondência de Marion Copley, toxicóloga da EPA durante um longo periodo, que morreu vitima de cancro em 2014. Citando provas de estudos com animais, escreveu: É fundamentalmente correto que o glifosato provoca cancro”.

Os documentos divulgados pelo juíz mostram que a Monsanto sabia muito mais sobre os perigos do Roundup e do glifosato e que trabalhou em estreita colaboração com o EPA, a agência que deve proteger a saúde pública, demonstrando que a Monsanto produziu estudos científicos e utilizou-os para influenciar os reguladores. Consulte Mais informação. Mais informação (Inglês)


Cidadão da UE: assine e divulgue a iniciativa para o glifosato

650.000 pessoas assinaram já a iniciativa de cidadãos de solicitar à UE a proibição do glifosato. Precisamos de 1 milhão de assinaturas válidas para a tornar oficial. Assine e divulgue!


Considere um donativo! Com a sua ajuda podemos ajudar as vítimas da Monsanto

Caros amigos,

O Tribunal Monsanto teve lugar em Haia em Outubro e foi, também graças ao vosso apoio financeiro, um grande sucesso. No dia 18 de abril, os juízes anunciarão suas declarações na mesma cidade. O restante dos donativos recolhidos será utilizada para essa ocasião.

Em meados de fevereiro, o nosso comité reuniu-se na aldeia alsaciana de Ungersheim para pensar na melhor maneira de seguir em frente. Decidimos unanimemente não descansar, mas continuar a luta.

Queremos incluir o máximo de pessoas e organizações para difundir amplamente as declarações dos juízes. Precisamos de atingir uma grande influência a nível internacional.

Mas a prioridade principal como sequência do tribunal ainda é manter a nossa promessa de apoiar as testemunhas a apresentarem-se nos seus tribunais nacionais. Recebemos já os primeiros pedidos de apoio logístico, político e também naturalmente financeiro. Para isso, precisamos urgentemente da sua ajuda. Cada donativo é útil mas para atingir nosso objetivo mas necessitamos de alguns donativos de monta.

Atenciosamente e em solidariedade
René Lehnherr
Tesoureiro da Monsanto Tribunal Foundation (reconhecida como uma organização de solidariedade)
IBAN: NL48TRIO0390954667
BIC/SWIFT: TRIONL2U
Apoiar


Contact