Os embaixadores do Monsanto Tribunal são apoiantes que estão a ajudar a partilhar a mensagem sobre esta iniciativa cidadã. Consegue conhece-los aqui e assistir aos vídeos que estão organizados por ordem alfabética.

Nnimmo Bassey- Arquiteto Nigeriano, ambientalista, ativista, autor e poeta, nominado por o premio “Heróis do Ambiente” da revista Time em 2009.

“Nos não podemos cruzar os braços e deixar corporações corruptas destruir os nossos sistemas do ambiente e comida, envenenar ecossistemas e cometer ecocídio enquanto nos simplesmente observamos. O Monsanto Tribunal e um desenvolvimento positivo nesta altura, especialmente agora enquanto o Monsanto esta desesperadamente a tentar abrir as suas portas e enfraquecer agroecologia em Africa, colonizar a nossa cultura e destruir o nosso sistema de comida. Tribunais como este são necessários para desenvolver o movimento do crime ecocídio e mandar a mensagem que estes crimes e outros mau comportamentos ecológicos não podem ficar impunes.”

Irene Cardoso - professor de ciência do solo, Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia.

“entretanto temos depoimentos de agricultores e agricultoras e resultados científicos mostrando que glifosato é enveneno, sim, e que faz mal a saúde […]. Por isto é importante que nos juntamos neste Tribunal para exigir que Monsanto tem mais responsabilidade com a saúde do planeta”


Manu Chao - músico mundialmente famoso e ativista pela justiça social e ambiental.

"Esta música, Seeds of Freedom, é dedicada à luta pela liberdade de camponeses e sementes e contra Monsanto, Bayer e agricultura destrutiva. Este tipo de agricultura destrói sistemas camponeses e viola seus direitos às sementes, à terra e aos recursos naturais. As formas químicas de produção intensiva poluem o meio ambiente, aceleram a perda de biodiversidade e contribuem massivamente para o aquecimento global. Existe outra forma: milhões de pessoas lutam por um futuro sustentável!"

Richard Falk, professor emérito de Direito Internacional na Universidade de Princeton e ex-relator da ONU (EUA).

"Estou extremamente grato aos organizadores da Monsanto Tribunal Internacional [...] Que este inquérito sobre supostos crimes da Monsanto contra a humanidade ser amplamente compreendido e reações a ele nós começa a descer a estrada em direcção a agro-ecologia e um futuro humano sustentável."

Claude Gruffat, Presidente da Biocoop, um ator importante no movimento cooperativo de alimentos orgânicos na França.

“Para Biocoop, apoiando o internacional Monsanto Tribunal é uma oportunidade histórica para mobilizar os cidadãos a rejeitar o modelo agrícola industrial, intensivo e químico que esta a destruir biodiversidade e esta a contribuir para o desaparecimento de pequenos agricultores a volta do mundo” 

Nicolas Hulot- Jornalista Frances, autor, ativista ambiental e político.

''Está na altura de remediar, de adaptar o direito a estes crimes impunidos, que nem tão pouco são reconhecidos enquanto crimes; está na altura de debater e consagrar a noção de ecocídio nas mais altas instâncias internacionais."

Florianne Koechlin - biologista e specialista de OGM, Suíça.

“A minha maior preocupação e o fato que Monsanto promove agricultura desastrosa. Monoculturas, OMG sementes patenteadas, pesticidas, fertilizantes sintéticos. Isto e o oposto de um futuro sustentável de agricultura. Mas Monsanto não esta sozinho: Syngenta […] ou BASF ou Dow Chemicals e outras estão a agir nesta mesma maneira. E por isto que este tribunal não e so sobre Monsanto mas sobre todas as grandes corporações agrícolas e a exploração dos agricultores e o ambiente. Eu sugiro que voce apoie o Tribunal, e muito importante.”

Renate Kunast - ex-Ministra de Agricultura Alemã, membro do Parlamento alemão, a Green Party/Alliance 90.

“Eu apoio o Monsanto Tribunal porque finalmente temos que focar no Monsanto como o modelo de uma industria agricultar e agrotóxicos.”

Simone Lovera - Diretora Executiva de Global Forest Coalition, Paraguai.

Nós […] vemos como as pesticidas promovidas e produzidas por Monsanto […] estão a matar crianças, […] mulheres, [e] homens nos meios rurais que vêem a sua agua a ser contaminada e sujeitos a transmissão de varias doenças terríveis. Nós também vemos como o Monsanto conseguiu ter o suporte do governo e da policia sobre as suas praticas criminais de cometer ecocidio em países como Paraguai, Brasil, Argentina, Bolivia e, na verdade, em todo o mundo.

Sarojeni Rengam - Diretora Executiva, Pesticide Action Network Asia and the Pacific (PAN AP).

"Nós estamos preocupados que o Monsanto […] esta a produzir venenos que continuam a prejudicar a saúde e o ambiente. O Roundup o glifosato de Monsanto e uma substancia cancerigena provável classificado pela Agencia Internacional de Pesquisa em Cancro. No entanto, Monsanto continua a comercializar o seu produto. O uso desta pesticida [causou] envenenamentos incalculáveis, incluindo a morte de Silvino Talavera, um rapaz de 11 anos no Paraguai. Esperamos que este Tribunal único ira trazer justiça ao Silvino e outros que foram envenenados, ameaçados e destruídos pelas ações de Monsanto."

Dr. Stephanie Seneff - pesquisadora Americana.

“Espero que voce ajude a realizar o Monsanto Tribunal. O tribunal pode mudar o mundo. Obrigado.”

 

Boaventura de Sousa Santos - profesor de sociologia na Universidade de Coimbra (Portugal).

“O Monsanto Tribunal e uma das mais importantes iniciativas da sociedade civil desta ultima década.”

Joao Pedro Stedile - coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brazil.

"o mais importante é ter uma agricultura livre de venenos. Por isso este julgamento contra a Monsanto serve não só para julgar os crimes que tem vindo a perpetrar mas também uma luta por alimentos saudáveis, uma luta por uma outra agricultura."

Esther Vivas Esteve - Jornalista da Catalunha e pesquisadora no Centro de Estudos sobre Movimentos Sociais (CEMS)

“Hoje 90% dos cultivos geneticamente modificadas no mundo têm características de biotecnologia desta corporação multinacional. Monsanto é igual a OGMs e significa a privatização da vida, a privatização de sementes nativas e antigas […]. Se você como um consumidor quer saber o que e que nós comemos, apoie esta campanha!”


Konstantin Wecker - cantor Alemão famoso.

“Nos devíamos começar a lutar contra o poder corporativo e neste caso a empresa que esta a destruir o nosso mundo com toxinas ambientais.”

Vivienne Westwood - designer de moda Inglesa.

“Monsanto deve ser punido, acabe com ecocídio!”

 

Segunda afirmação:


Contact